PROJETOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL


PROFIBUS PA atende aos requisitos da automação de processos, em que se tem a conexão de sistemas de automação e de sistemas de controle de processo com equipamentos de campo, como sensores, transdutores. Principalmente na substituição do padrão:


ControlNet.


HART.


ProfiNet.


4-20mA.


DeviceNet.

Diferentes técnicas de simulação podem ser utilizadas na solução dos mais variados tipos de problemas. O Software ZeloSoft2 (freeware) é uma opção para testar uma programação ou para treinar a linguagem Ladder e os blocos funcionais.4_1.JPG

Em qual das opções a seguir se encontra a função selecionar um contato NA, em diagrama de Ladder?


4_1_E.JPG


4_1_D.JPG


4_1_C.JPG


4_1_A.JPG


4_1_B.JPG

Na figura a seguir, temos um programa escrito em linguagem Ladder, observe M1 fazendo selo com I1.


gggggggg.jpg

Qual o objetivo no selo nesse tipo de circuito?


É a ligação de certos dispositivos antes que os outros permitam essa ligação. 


Processo de ligação entre os contatos auxiliares de vários dispositivos; por esse processo, as posições de operações são dependentes uma da outra.


A finalidade é manter a corrente circulando, mesmo após o operador ter retirado o dedo da botoeira.


É um tipo de intertravamento comutando-se entre botões, de forma a liberar um comando principal.


Contato auxiliar de proteção contra sobrecarga, por exemplo, e as botoeiras de desligamento devem estar sempre em série.

Na estrutura de um SFC, observa-se claramente a existência de três elementos básicos: as transições, as etapas e as ações. Assim, se cada um desses elementos for corretamente especificado na programação do PLC, obter-se-á como resultado uma implementação isenta de erros (desde que o SFC esteja corretamente modelado). Ou seja, as dificuldades inerentes à formação da sequência lógica na programação tornam-se transparentes, obtendo-se rapidamente uma implementação prática e funcional.

Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta:

I) Apesar de o SFC ser uma ferramenta gráfica destinada ao modelamento de processos industriais, muitos fabricantes ainda não aderiram a ele.

II) Nesses equipamentos, assim como na metodologia descrita, há o consenso a respeito de uma ordem hierárquica na qual as ações são realizadas a partir das etapas; estas, por sua vez, têm origem nas transições.

III) Devido à característica sequencial da solução das saídas no circuito de controle de um SFC, ocorre que a disposição dos ramos, no programa CLP, que pode afetar sobremaneira o comportamento final obtido.

IV) A implementação de um modelo SFC com seleção de sequências não apresenta peculiaridade em relação à estrutura de convergência e divergência.


Apenas a IV está correta.


Apenas a IV está correta.


I,II,III e IV estão corretas.


I e II estão corretas.


II e III estão corretas.

O texto estruturado é uma das cinco linguagens suportada pela norma IEC 1131-3, projetada para controladores lógicos programáveis. É considerada uma linguagem de alto nível, que é estruturada por blocos e, sintaticamente, se assemelha a Pascal.

Com relação ao texto estruturado, verifique a alternativa correta:


A OPC (Open Plataform Communications) normalizou as linguagens para se comunicar com várias plataformas de protocolos diferentes, mesmo assim, a inserção do texto estruturado em programações dos CLPs não foi bem difundida.


Na norma IEC, o texto estruturado apresenta divisão de categorias.


Apresenta linguagem de baixo nível que permite programação estruturada.


O texto estruturado não é ideal para desenvolver instruções de repetição, contadores, lógica de condições.


Para programas mais elaborados e complexos, não se recomenda o texto estruturado, em razão da organização das variáveis.

Nas instalações de uma rede PROFIBUS DP nos deparamos com as características físicas do cabo de comunicação. Uma de suas características é a resistência de loop. Para determina-la, fecha-se o circuito em uma das extremidades, através de um curto-circuito, e mede-se a resistência nos terminas da outra extremidade, com o auxílio de um multímetro. Esse valor é aplicado em uma fórmula, determinado assim a resistência de loop.

Para essa rede em questão, utilizando-se um cabo Tipo A, a resistência de loop tem que ser aproximadamente igual a:


155 Ω.


150 Ω/km.


180 Ω/km.


110 Ω/km.


250 Ω.

A respeito das redes industriais e de suas tecnologias e protocolos, analise as assertivas a seguir:

I - O barramento, também chamado de token, é um símbolo na comunicação entre diversos dispositivos, onde somente o dispositivo mestre envia mensagens no barramento e os outros somente recebem as ordens.
II - Com o sistema PROFIBUS PA, a medição e o controle podem ser transmitidos por uma linha contendo um par de fio simples para comunicação e outro par de fio simples para alimentação em corrente contínua. A rede também permite a manutenção e a conexão/desconexão de equipamentos até mesmo durante a operação sem interferir em outras estações.
III - O protocolo de comunicação da PROFIBUS PA é o mesmo do PROFIBUS DP.
IV - Os protocolos de redes industriais são desenvolvidos para atuar nos níveis de controle da automação, por isso utilizam um padrão elétrico de comunicação de acordo com o local. É possível, em algumas redes, utiliza-la até mesmo em áreas classificadas junto com componentes que sejam aprovados e certificados por órgãos competentes.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Apenas a sentença II é falsa.
Apenas a sentença II é verdadeira.
Apenas as sentenças III e IV são verdadeiras.
Apenas a sentença I é falsa.
Apenas as sentenças II e III são verdadeiras.

Controlador Lógico Programável (CLP), do inglês Programmable Logic Controller (PLC), é um dos controladores mais utilizados na indústria. Conceitualmente, CLP é um equipamento projetado para comandar e monitorar máquinas ou processos industriais. Mais especificamente, é um computador especializado. Como são divididas as partes fundamentais de um CLP?


Entrada e saídas digitais.


Entrada, Processador e Saída.


Entrada analógica e saída analógica.


Apenas em Unidade Central de Processamento.


Entrada, Unidade Central de Processamento e Saída.

A linguagem de Lista de Instruções (LI), comumente referenciada também pelo nome original da língua inglesa, Instruction List (IL), define mnemônicos (auxiliar de memória). Os mnemônicos representam operações lógicas booleanas e comandos de transferência de dados. A LI é a linguagem ideal para resolver problemas simples e pequenos, em que existem poucas quebras no fluxo de execução do programa. É, portanto, particularmente adequada para CLPs de pequeno porte. Essa característica de programação é bem conhecida na computação como:


Assembly.


C++.


Visual Basic.


C.


PASCAL.

A fase  de viabilidade FEL-2 (Feasibility) tem o objetivo de determinar o melhor esquema de fluxo técnico e econômico associado à tecnologia, aos sistemas de apoio necessários e a um plano de plotagem suficientemente detalhado para apoiar o desenvolvimento de uma estimativa de custo.

As estratégias incluem:


cronograma definitivo.


plano de execução do projeto da fase EPC (Engineering, Procurement and Construction - Engenharia, Compras e Construção).


formação, comissionamento e planos de inicialização.


envio de permissões para órgãos reguladores.


lista de especificações preliminares do equipamento dimensionado.